quinta-feira, 9 de abril de 2009

Capítulo 11

Apenas uma garota

Antes do Twitter uma dúvida pátria não me abandonava o peito: porque o imaginário coletivo brasileiro tem uma ligação tão forte com a personagem machadiana Capitu? Mais de 100 anos se passaram desde que o fundador da Academia Brasileira de Letras apresentava esse tipo feminino pelas páginas de Dom Casmurro e até hoje ela é tema de filmes, minisséries, livros, teses, documentários, curtas e, agora, do Twitter.

O namoro da atriz Jennifer Aniston e o cantor John Mayer, por exemplo, chegou ao fim em razão do micro-blogging. Mayer só queria twittar, deixou a namorada em segundo plano e só pensava em atualizar a sua página. Ao fim do relacionamento, ele ainda twitta: "esse coração não veio com instruções".
Vem o dilema: traiu ou não traiu?

Estava a ruminar a respeito dessa coisa de nos apegarmos à avatares. No tudo, o que nos falta? Vivemos entre o paralelo do desejo e do ciúme, ora Casmurro, ora Capitu. Levamos tudo para esse tribunal de provas insustentáveis. Contudo, um relacionamento no Twitter é traição ou não?Eu sei distinguir: com @linnetwoods foi entretenimento, com @app103 trabalho colaborativo e com outras apenas contato profissional. Mas se eu não falasse naquela garota quem saberia que eu havia sido tocado por aquele avatar? Eu poderia colocá-la apenas como um número a mais em gráficos, apenas como um componente de um texto, como referência de um tweet e, pronto, passaria despercebido.

Ela foi apenas uma informação do meu relatório ou realmente um relacionamento efetivo? Porque, prestem atenção, foram cerca de 30 dias me envolvendo intensamente com ela, numa profundidade a perder de vista, uma fonte de inspiração para a composição mais introspectiva de Nick Cave #intomyarms. Começo, meio e fim, como todo relacionamento. É traição ou não é?

A única marca desse romance: uma DM. Uma única DM que eu enviei. Que não é tão comprometedora assim. Aliás, não é. Estou só dizendo que conheço o Rio de Janeiro e que posso ajudar. Era um #camp a mais no meu trabalho. E deveria ser, a carga emocional quem direcionou fui eu, não existe nada além de uma questão profissional. Não recebi resposta, não mantive contato e nem interessado nisso mais eu estava. Pelo contrário, se possível queria mais era colocar um ponto final nesse assunto. Principalmente depois que ela usou algum maldito script e saltou para 50.000 seguidores. #vulgaris.

De fato, esse foi um dos piores momentos do Twitter, essa paranóia por um avatar que eu nem sabia quem era, que tratei como doce, mas que depois se mostrou ser pior do que Black Dahlia. Mas foi um lance bem Capitu mesmo, só aqueles olhos profundos e inexplicáveis do lado de fora. Me senti dono, Casmurro. E depois ao olhar para si, vi que tinha perdido a razão, que estava numa atmosfera metalingüística próxima a de Bentinho, de Júlio Bressane.

A contrapartida da minha casa, minha família, me afundou nesse sentimento inescrupuloso de traição. Trai ou não trai? Apenas uma DM. Se eu não contasse, ninguém saberia, era caso passado, vencido. Eu trabalho há muito tempo em redes sociais, nunca tive esse tipo de problema, seja no Orkut, MySpace, Flickr ou MSN. Porque haveria de acontecer algum problema com o Twitter? Se eu não contar não teria nada, ninguém desconfiaria, não tem nenhum registro que me condene a não ser a minha consciência. Essa martelava sem parar.

Enfim, superei essa downtempo só depois de entender porque o símbolo Capitu é marcante em todos nós brasileiros. É resultado de nossa herança cultural, da Punição Superior, do dedo que está sempre apontando para os nossos defeitos, para os nossos pecados, mesmo que eles não existam. A discussão em torno de Capitu é longa, mas esse impasse entre “foi, não foi” é o terror psicológico que alimenta quem se envereda pelas praias desertas e misteriosas. Uma imagem 48x48, em 900 bytes, e 140 caracteres podem dizer muita coisa.

A DM está lá no sentbox, não vou apagar, não há nada de comprometedor. Continua tudo como dantes no Quartel de Abrantes. Dou por encerrada a participação no Twitter no que diz respeito a esse job específico. Está finalizado, entregue e alegre.

Antes do sign out, porém, um refresh e uma consulta nas mensagens diretas. “Oi, há tempos quero falar com você, mas estou tímida. Posso DMs?”. #docegarotadotwitter #atchim #flutter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário